Cirurgia de Coluna por Vídeoendoscopia

 

 

 

Cirurgia de coluna por videoendoscopia garante retorno rápido às atividades

Técnica inovadora deixa para trás o sofrimento do pós-operatório


A técnica de cirurgia na coluna vertebral por videoendoscopia apresenta como principal diferencial a rápida recuperação do paciente. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva indicada para tratamento de hérnia de disco e descompressão medular ou radicular.

Ortopedista e cirurgião de coluna, Dr. João Paulo Bergamaschi, médico dos Hospitais Samaritano e Sírio-Libanês, explica como a técnica inovadora é realizada, deixando para trás o sofrimento do pós-operatório comum em cirurgia de coluna:

"Através de um mini-incisão (1cm), introduz-se uma cânula acoplada a uma câmera e instrumentais delicados para realização da descompressão ou retirada da hérnia de disco. Quando bem indicada, apresenta altas taxas de bons resultados, com uma reabilitação precoce e retorno às atividades da vida diária do paciente de uma forma muito rápida. Alguns pacientes retornam às suas atividades laborais em menos de sete dias".

A inovação da técnica está no fato de ser guiada por videoendoscopia, permitindo uma visualização direta das estruturas da coluna vertebral. Esses procedimentos são geralmente realizados com anestesia local e sedação, dispensando na maioria dos casos a realização de anestesia geral.

Ainda de acordo com o especialista, as principais indicações da cirurgia na coluna vertebral por videoendoscopia são hérnia discais extrusas, protrusões discais sintomáticas, estenose central ou foraminal de canal vertebral, cistos facetários e artrose na coluna vertebral com comprometimento neurológico.

Dr. João Bergamaschi
Cirurgia de coluna | Ortopedia