Dicas de postura para evitar problemas na coluna

 

Uma boa postura faz diferença para quem não quer ter problemas de coluna e dores nas costas.


Durante o nosso dia a dia descuidamos do básico e acabamos adquirindo vícios de postura, que quanto mais cedo forem corrigidos, melhor será a nossa qualidade de vida.


Reeducar a nossa postura não é uma tarefa fácil, mas é necessária. E a reeducação de pequenos hábitos em nosso dia a dia já fazem toda a diferença. É melhor, menos doloroso e mais fácil prevenir do que tratar.


Diversas doenças podem ser evitadas por pessoas que mantenham uma boa postura, entre elas a Cifose, a Lordose e a Hiperlordose.

Confira dicas de como melhorar a postura e evitar dores na coluna.
 
Postura correta ao deitar


Use travesseiros baixos. Evite dormir com muitos travesseiros, pois eles deixam a coluna em uma posição incorreta. Se você costuma dormir de lado, ponha um travesseiro entre os joelhos. Caso durma de barriga para cima, ponha um travesseiro debaixo dos joelhos. Lembre-se que você ficará oito horas nessa posição, e uma posição para a coluna poderá causar muito desconforto no futuro. Acostume-se a dormir bem.
 
Carregar bolsas, sacolas, malas


Distribua o peso igualmente nos dois braços. Evite sobrecarregar apenas um lado do corpo, que pode ocasionar desvio de coluna.

Faça exercícios físicos


Exercícios físico são excelentes para a coluna. Fortalecem a musculatura da coluna, o que evita que ela sobrecarregue e ainda ajuda a melhorar a postura. Uma postura bonita faz de você uma pessoa mais elegante.

Alongue-se


Quanto mais alongamentos você fizer, melhor. Alongamentos ajudam a diminuir e prevenir as dores nas costas. Espreguice bastante! Faz bem e é relaxante.
 
Agache-se para pegar coisas no chão


É comum apenas as pessoas inclinarem as costas para alcançar objetos que estão no chão. Este jeito de pegar objetos está incorreto. O ideal é agachar e dobrar os joelhos, mantendo a coluna reta. Principalmente se for erguer objetos pesados. Pegue corretamente pesos e objetos no chão. O ciático agradece.

Salto alto


Além de prejudicar a circulação, favorecendo o aparecimento de varizes, o salto alto prejudica os joelhos e a coluna. O uso diário do salto alto deve ser evitado.
 
Sente corretamente


Evite cruzar as pernas. Suas nádegas devem encostar o fundo da cadeira e/ou do sofá. Regule a sua cadeira para que as pernas façam um ângulo de 90º. Caso a cadeira não seja regulável, use apoio para os pés. Caso fique sentado muito tempo, levante-se de vez em quando, vá pegar uma água, dê uma caminhada. Além de descansar a mente, você estará ajudando a sua coluna e evitando dores nas costas.